quarta-feira, 13 de março de 2013

Como fazer um cão gostar de você

Cães são animais muito leais e inteligentes. É possível criar uma amizade duradoura com eles. Leia as dicas sobre como expressar seu amor por ele e fazê-lo leal a você.

1. Seja coerente. Não há nada mais frustrante do que um dono indeciso. Se você ouvi-lo uivar à noite, vá até lá confortá-lo. Isso cria um vínculo com você.

2. Use comandos de apenas uma palavra, como ‘senta’ e ‘fica’ e mantenha as mesmas palavras. Não use “fica” em um dia e “espere” em outro. Se você ensinar um cachorro a deitar dizendo “pra baixo”, não o ensine a descer do sofá com o mesmo comando. Ele vai pensar que você quer que ele deite. Use “saia”, no lugar disso.

3. Fique satisfeito com seu cão. Quando ele se comportar bem, elogie e recompense.

4. Use um tom de voz amigável. Quando ele fizer algo indesejável, use um tom firme, mas amigável.

5. Jamais bata no seu cachorro. Demonstrações de agressão apenas ensinam o cachorro a ficar na defensiva e, portanto, agressivo, quando se abusa.

6. Socialize seu cachorro com pessoas e outros cães. Ele aprenderá a ser amigável com ambos, se estiver familiarizado com eles.

7. Garanta que seu cão tenha toda brincadeira, passeios e exercícios que ele precisa. Cães com energia reprimida tendem a se tornar destrutivos ou deprimidos.

8. Faça com que ele entenda seu papel no “bando”. Se você tem crianças, ele deve estar abaixo delas na hierarquia do bando. O dono do cachorro deve ser o “alfa”, o cão deve respeitar o líder. Se o alfa não estiver presente, o cão pode tentar assumir esse papel. Cães precisam fazer parte de um bando pra serem felizes.

9. Dê ao seu cão escapes para stress, tédio ou frustração. Se ele mastiga, dê a ele brinquedos ou bolas. Mas NUNCA dê a ele um osso cru, pois ele pode mastigá-lo e quebrá-lo em partes pequenas e depois se engasgar. Se ele cava, faça pra ele uma “caixa de cavar” (uma moldura de madeira no chão, preenchida com sujeira macia. Isso vai poupar seu quintal!).

Dicas

• Dar guloseimas ao cão como recompensa encoraja o bom comportamento. Procure usar uma variedade de recompensas – não apenas guloseimas, mas brinquedos, atenção, jogos e atividades. Use elogios com uma voz feliz e coçadas nas costas.

• Enquanto ele ainda é um filhote, sempre ponha sua mão na tigela de comida antes que ele fique muito possessivo com ela, e acostume seu cão a presença de pessoas quando ele está comendo. Assim, se houver crianças pequenas por perto elas não terão de se preocupar em ser mordidas na hora da refeição de seu cão. E isso também encoraja o cachorro a partilhar coisas. (PARE de fazer isso se notar qualquer reação negativa, e consulte um profissional em comportamento canino ou treinador.)

• Pode levar algum tempo para um novo cão se acostumar a você. Se eles se escondem, não os perturbe. Eles vão gostar de você em algum momento.

• Cachorros mais velhos PODEM aprender novos truques. Às vezes isso exige um pouco de tempo e de Paciência.

• Como eu disse, não tente manter contato físico se eles não estão acostumados com você. Com o tempo, seu cão ficará mais e mais confortável com você.

Avisos

• Cães podem ter sido machucados pelo dono anterior. Se ficar bravo, eles podem ficar chateados. Leve com tranquilidade, não precisa de correria.

• Cães de abrigos podem levar bastante tempo para confiar em você e aprender coisas novas. Seja paciente. Eles podem ter sido machucados pelo dono anterior. Mostre a eles que podem confiar em você oferecendo tempo, paciência e amor. Nunca bata em um cão. Eles podem morder você.

Fonte: Tudo sobre Cachorros (www.tudosobrecachorros.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...