sexta-feira, 8 de março de 2013

População global poderá ser obrigada a ser vegetariana em 2050

    
O crescimento populacional irá criar vários problemas à sobrevivência de todos no mesmo Planeta, sobretudo ligados a questões como alimentação e acesso a água potável. Hoje, os cientistas que trabalham e investigam os assuntos da alimentação estão especificamente preocupados com a questão da água.

São precisos muitos litros de água, por exemplo, para trazer um prato de carne à nossa mesa, pelo que, por volta de 2050, teremos certamente que repensar a nossa dieta.
Nesse ano seremos nove mil milhões a habitar o Planeta e, para evitar catástrofes ligadas à falta de água, teremos de comer menos carne.
Uma análise do Instituto Internacional de Água de Estocolmo demonstrou que não haverá água potável suficiente para produzir alimentos para a população esperada em 2050 – os tais nove mil milhões de pessoas. Isto se seguirmos as tendências correntes dos países ocidentais.

A solução passa por garantir que a proporção de alimentos de origem animal é limitada a 5% do total de calorias e que os consideráveis défices de água regionais possam ser contornados por um sistema de alimentação e trocas alimentares bem organizado. Ou seja, parte da população terá de ser tornar vegetariana. Ou quase.
Leiam mais sobre o boom populacionais e o que isso representa para o ambiente e alimentação no projecto Beyond 7 Billion, do Los Angeles Times (em inglês).

Fonte: Green Savers
http://greensavers.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...