segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como acabar com carrapatos de cachorro

O cachorro aparentemente está muito bem, quando de uma hora para a outra ele passa a se coçar desesperadamente. Quando você resolve examiná-lo detecta o problema: carrapato. Além do incômodo das coceiras, os carrapatos podem até transmitir doenças. Qualquer cachorro está propenso a sofrer com o desconforto, mas é bom lembrar que não são só os cachorrinhos, pois alguns carrapatos também podem atacar os humanos. Descubra a seguir a resposta de perguntas comuns sobre essas praguinhas que podem incomodar tanto o seu cãozinho.


Quais são os tipos de carrapatos podem atacar o meu cãozinho?

Rhipicephalus sanguineus, mais conhecido como carrapato vermelho do cão, é um parasita que assombra os nossos amigos caninos. A pequena praga exige três hospedeiros para completar o ciclo (trioxeno). Ao finalizar um ciclo, o carrapato terá que buscar um novo hospedeiro (ou seja, um novo cãozinho). Para escolher a próxima vítima, o carrapato vermelho do cão utiliza do seu Órgão de Haller, um órgão sensorial que os carrapatos utilizam para encontrar um hospedeiro. O órgão age como se fossem os olhos do carrapato. Após a escolha já feita, ele poderá atacar qualquer região do corpo, porém é mais frequente que o ataque seja nos membros anteriores e nas orelhas. 

Carrapato estrela. O carrapato Amblyomma cajennense ou popularmente conhecido como estrela ou rodoleiro, é um ácaro que ataca humanos e animais. Sendo mais comum o ataque em cavalos

Morar em prédio impede o ataque de carrapatos
  
É importante ressaltar que o carrapato vermelho do cão sobe paredes. Dessa forma, morar em um prédio não excluirá o cão de ser atacado. Não adiantará colocar veneno somente no terreno, eles se escondem em muros, paredes e em vãos de madeira. O lugar que eles menos frequentam é o chão.

Quando os carrapatos aparecem?

Os carrapatos se alimentam do sangue dos animais e surgem com o aumento das temperaturas, normalmente do início da primavera até o final do verão. Eles são encontrados em áreas urbanas e também em parques. O problema é que eles se proliferam com muita rapidez. Muitos acham que eles voam ou pulam como as pulgas, no entanto ele chega até seu alvo andando e se agarram na pele do animal.

O carrapato mais conhecido por atacar os cães é o carrapato vermelho do cão. Para ter ideia da rapidez da disseminação, um carrapato fêmea põe em média de 200 a três mil ovos por dia. Nem todas as espécies transmitem doenças.

Com quais sintomas meu cachorro estará se estiver com carrapatos?

Ter um cachorro com carrapatos é uma grande dor de cabeça, tanto para o seu cãozinho, quanto para você. Então, fique atento para sinais como: febre, falta de apetite e gengivas pálidas. Corra para o veterinário para que ele possa fazer exames em seu cãozinho e evite possíveis doenças, como a anemia, babesiose, febre maculosa, entre outras. Todas as doenças podem ser tratadas se detectadas no início. 

Como acabar definitivamente com eles?

Para acabar de vez com os carrapatos, você pode pode usar alguns produtos e algumas técnicas especiais. Porém, antes de qualquer coisa, sempre contate um veterinário de sua confiança. 

Coleira anticarrapaticida

É uma coleira especial, que afasta os carrapatos do bichinho. Pode ser adquirida pet shops ou estabelecimentos do segmento pet. 

Banhos carrapaticidas

É um banho feito no pet, onde é utilizado algum produto carrapaticida para fazer o tratamento dos carrapatos. Pode ser adquirido em pet shops. Cuide para que o animal não lamba o produto durante o banho ou enquanto estiver molhado. 

Carrapaticidas em gotas que possuem longa duração

Este produto é geralmente aplicado no dorso do animal, afastando os carrapatos por um período de tempo. Não se esqueça de reaplicar o produto após o término da ação. Em animais com pelo longo, recomenda-se a tosar o animal para facilitar no tratamento. 

Tratar o ambiente

Os carrapatos se estabelecem dentro de muros, vegetação, frestas de pisos ou paredes. Então o ideal não é tratar apenas o animal, você tem que fazer uma higienização adequada do local onde seu pet costuma ficar. Verifique as frestas de pisos da sua casa, onde o cão costuma dormir, onde você leva ele para passear. Todos esses locais são propensos a ter uma infestação, e podem ser nesses locais que seu pet está se infectando com carrapatos. Muitos donos de cães fazem apenas o tratamento do animal, passando por meses com problemas com carrapatos, enquanto que a fonte do problema são esses locais infestados. Quando realizar o tratamento do ambiente, esteja ciente que esses produtos são tóxicos e que podem prejudicar você e seu bichinho. Leia atentamente as instruções no rótulo de cada produto. A incidência de carrapatos em épocas quentes é maior. Redobre os cuidados nesses períodos. Consulte o veterinário antes de utilizar qualquer produto. 

Quais são as doenças que esses ácaros causam? 

Os carrapatos podem trazer uma série de doenças que comprometem a saúde de seu pet. 

Erliquiose

Erliquiose é uma doença que ataca os glóbulos brancos do sangue do animal podendo causar até anemia. Os sintomas iniciais são a perda de apetite e indisposição, evoluindo para sintomas mais graves como inchaço ou inflamação das patas, febre, vômitos e cegueira.

Babesiose

Ataca os glóbulos vermelhos do sangue podendo causar anemia e problemas na coagulação sanguínea. Os sintomas podem ser febre, letargia, perda de apetite, depressão e ou palidez nas mucosas (comum em animais anêmicos). 

Fonte: Blupet

10 comentários:

  1. Ridículo esse banner que não se consegue fechar, obrigando-nos a segui-los no Facebook. Não consegui ler o texto e, sinceramente desisti. E nunca mais volto a esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Normalmente o banner fecha. Iremos averiguar o que está acontecendo. Pedimos desculpas.

      Excluir
  2. Olá! Normalmente o banner fecha. Iremos averiguar o que está acontecendo. Pedimos desculpas.

    ResponderExcluir
  3. O banner está fechando normal, obrigada pela reportagem de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  4. adorei o post...isso ajudou muito...obrigada !!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto mas sofri pra fechar o tal do banner..mas a materia é muito esclarecedora. Agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois cães e quando descobri que eles estavam com carrapatos minha casa inteira já estava infestada. Estou a mais de um mês tentando acabar com eles, pelo menos nos dogs ja consegui eliminar, não esta sendo facil mas estou conseguindo, a matéria me ajudou ainda mais em algumas duvidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. O MEU CÃOZINHO ESTÁ INFESTADO DE CARRAPATOS, MORO EM APTO E É TUDO MUITO LIMPO . MAS NUNCA USEI PRODUTOS NO AMBIENTE, TENHO MEDO DE USAR E MEU AMIGUINHO MORRER, OU SOFRER CONSEQUÊNCIAS. QUAL A OPINIÃO DE VCS ?
    MARIZA PESSANHA.


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...